Embuchamento de eixo em caminhões e ônibus

|

Embuchamento de eixo em caminhões e ônibus

Garantir a eficácia do sistema de suspensão do caminhão é primordial para a durabilidade do veículo e segurança do motorista. Entenda aqui como isso é feito através do embuchamento de eixo!

A manutenção preventiva de caminhões e ônibus é item fundamental para certificar a segurança do motorista e o bom desempenho do veículo.

Já falamos aqui sobre o alinhamento de direção e balanceamento em caminhões, que deve ser feito periodicamente para garantir a conservação dos pneus e aumentar a vida útil das peças mecânicas – além de outros benefícios como a redução do consumo de combustível e o conforto do motorista.

Outro item importante dentro da manutenção preventiva de veículos pesados é o embuchamento de eixo, ou kit para manga de eixo, que aumenta a eficácia do funcionamento da suspensão.

Com uma equipe extremamente profissional e qualificada, a Chassifort atua na Zona Leste de São Paulo oferecendo, entre outros, o serviço de embuchamento de eixos em caminhões e ônibus.

É a suspensão do veículo que mantém a roda em contato com o solo, independente do seu desnível, diminuindo a vibração e o impacto evitando que tanto a carga transportada, quanto o chassi do caminhão, não sejam danificados. Por isso, o embuchamento de eixo é tão importante.

Neste texto, vamos explicar de fato o que é o embuchamento de eixo, como ele é feito e quais são os benefícios que ele traz para o seu veículo.

O que é o embuchamento de eixo?

O embuchamento de eixo também é bastante conhecido como kit para manga de eixo.

Depois de muitos quilômetros rodados e estradas percorridas, naturalmente as buchas e os pinos das mangas do eixo perdem suas propriedades originais de fábrica.

O desgaste acontece normalmente com o tempo e, quando isso ocorre, interfere diretamente na dirigibilidade do motorista e, consequentemente, em sua segurança.

Assim, o embuchamento de eixo recupera essas características e faz com que o caminhão ou ônibus resgate a sua capacidade elástica e restaure as boas condições dos componentes do sistema de suspensão.

Com esse tipo de serviço, você aumenta o desempenho do veículo e a durabilidade de sua suspensão, já que a direção se torna mais leve e os impactos são absorvidos de forma correta.

Embuchamento de Eixo de Ônibus

Como é feito o embuchamento de eixo?

Durante a manutenção preventiva do seu veículo, no serviço de embuchamento de eixo é feita a troca da bucha dos pinos, colocação de novas arruelas e troca das travas de rolamento da manga do eixo. Essa ação resgata a eficácia original da suspensão do caminhão.

Esse procedimento deve ser feito, idealmente, a cada seis meses como uma prevenção de danos maiores no futuro. Entretanto, se perceber qualquer anormalidade no seu veículo, procure um profissional o quanto antes.

Um dos primeiros itens a dar sinal de desgaste e irregularidade são os pneus – esse é um dos sinais mais perceptíveis também. O motorista consegue notar que existe uma desigualdade pois a dirigibilidade é afetada, principalmente a estabilidade em curvas.

Durante o embuchamento do eixo, também é realizada uma análise minuciosa de toda a estrutura do conjunto – feixe de molas, olhetes, buchas e todos componentes envolvidos. Isso traz eficácia e segurança à suspensão do veículo e ao motorista.

Quais são os benefícios do embuchamento de eixo em veículos pesados?

Como já mencionamos ao longo desse texto, a manutenção preventiva de caminhões e ônibus aumenta a durabilidade do veículo e garante a segurança do motorista na estrada.

Além desses itens fundamentais, o embuchamento de eixo aumenta consideravelmente o conforto ao dirigir veículos pesados.

Outro ponto importante: além de garantir a eficácia da suspensão do veículo, o embuchamento de eixo também aumenta a vida útil dos pneus, já que evita seu desgaste irregular.

A importância da manutenção preventiva em veículos

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o acidente de trânsito é a principal causa de morte e lesões entre pessoas de 15 a 29 anos.

Ainda de acordo com o estudo, sem ações efetivas, é previsto que falhas no trânsito se tornem a sétima principal causa de morte até 2030.

Em 2018, foram registrados 18.239 acidentes nas rodovias federais brasileiras envolvendo ao menos um caminhão.

Ainda que muitos fatores estejam envolvidos nessas estatísticas, como grande distância percorrida, cumprimento de prazos e falta de descanso, a manutenção do veículo é fator primordial para garantir a segurança do motorista.

De acordo com a Confederação Nacional do Transporte, a principal causa dos acidentes envolvendo caminhões entre os anos de 2007 a 2018 está relacionado à “falta de atenção de condutores e pedestres”, representando 29% dos números.

Entretanto, em 2018, foram registrados 957 acidentes com caminhões devido a problemas e/ou defeitos no veículo. Em 2017 esse número foi de 1.012 – o que poderia ser evitado se realizado manutenções preventivas.

Outro número que pode te convencer sobre a importância da manutenção preventiva: estudos garantem que ela traz uma economia de até 30% nas despesas do seu veículo.

Faça revisões periódicas, manutenções preventivas e confira o embuchamento de eixo do seu caminhão ou ônibus.